Comissão de Educação e Cultura discute calendário de visitas a escolas

Ascom Jhonatas Monteiro

Na tarde da última terça-feira (25), a Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Feira de Santana realizou nova reunião ordinária, tendo como pauta a discussão sobre o calendário de visitas a escolas das redes públicas de educação municipal e estadual. O objetivo de tais visitas é averiguar diretamente as condições de infraestrutura das instituições de ensino na perspectiva da possibilidade de retorno presencial das aulas. A ideia da Comissão é realizar as visitas em diálogo com as comunidades escolares, além de garantir a cobertura de escolas localizadas tanto no campo quanto na cidade.

Foram discutidos os critérios de escolha das escolas e também sinalizadas as datas para o início das visitações, que devem ocorrer já no mês de junho. Além disso, a reunião ainda retomou a discussão sobre a necessidade de detalhamento de informações por parte da Secretaria de Educação sobre as vagas reais para docentes na rede de educação municipal, em função da quantidade de aposentadorias que ocorreram desde 2018 até o presente momento. A quantidade de vagas reais está no centro da discussão sobre a realização de seleção para provimento de cargos temporários através de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), sinalizada pela Secretaria Municipal de Educação. Caso existam vagas reais, estas não poderiam ser preenchidas através de contratações temporárias, e deveriam ser convocadas as pessoas já aprovadas no último concurso, realizado em 2018.

Nesse sentido, a Comissão sinalizou o encaminhamento de um novo requerimento endereçado à Secretaria de Educação solicitando informações sobre as vagas, com o devido detalhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *