Comissão de Proteção à Mulher da Câmara se reuniu com a Secretaria de Políticas para as Mulheres

ASCOM Jhonatas Monteiro

Como parte do calendário de visitas a órgãos e instituições deste mês de março, a Comissão Permanente de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher da Câmara Municipal de Feira de Santana se reuniu com a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio, na tarde de segunda-feira (29). 

A reunião ocorreu no Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), e contou também com a presença de Josailma Ferreira, coordenadora do Centro, e Polyana Carvalho, assessora do Gabinete da Secretária. A Comissão da Câmara se fez presente com seus três integrantes: o presidente, Jhonatas Monteiro (PSOL); o vice-presidente, Galeguinho SPA (PSB); e o membro da Comissão, Petrônio Lima (Republicanos).

A reunião teve o objetivo de dialogar sobre a perspectiva de atuação da Secretaria à luz das diferentes demandas colocadas pelas mulheres do município. Nesse sentido, foi uma conversação de caráter panorâmico, que abordou desde a estrutura organizacional da própria Secretaria e a relação desta com a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, até a interface da atuação entre ela e outras Secretarias do Município, como a de Educação, por exemplo. Nesse particular, tratou-se sobre a Política Municipal de Creches e também sobre a necessidade da abordagem de gênero e sexualidade na educação escolar, como forma de enfrentamento ao machismo e prevenção à violência contra a mulher. No tocante à interface com as políticas de saúde, discutiu-se especificamente sobre a garantia do direito ao aborto em casos já previstos em lei, considerando a realidade do Município. 

A Secretária apresentou informações sobre os pontos abordados e falou sobre as dificuldades próprias do momento de estruturação da Secretaria. Colocou-se também à disposição para esclarecimentos futuros, inclusive para a marcação de outros momentos de reunião com a Comissão. 

O vereador Jhonatas Monteiro compareceu acompanhado de mais quatro integrantes do seu mandato: a coordenadora Raíssa Caldas; a advogada Mariana Rodrigues; e as militantes do coletivo de Mobilização Vick Santos e Bianca Nunes, aproveitou a oportunidade para demarcar a importância de haver um momento mais amplo de discussão da Secretaria com movimentos de mulheres e organizações feministas do município, de forma que estas possam apresentar suas pautas de maneira direta. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *