Indicação de Jhonatas propõe revitalização da Lagoa do Prato Raso e transformação da região em parque público

ASCOM Jhonatas Monteiro

Nesta terça-feira (10) nosso mandato apresentou uma indicação à prefeitura para que esta realize intervenções urbanísticas no entorno da Lagoa do Prato Raso, com o objetivo de converter a área em um espaço público voltado para o lazer, para a prática de esportes e outras atividades comunitárias.

A Lagoa do Prato Raso fica no bairro da Queimadinha, próxima ao centro da cidade e às margens da Av. José Falcão – uma das principais do município. Ainda assim, sua situação é de abandono. Quem reside nas proximidades da lagoa enfrenta sérios problemas ligados à falta de saneamento básico, sobretudo o constante risco de alagamentos e também de contaminação, devido à elevada presença de vetores de doenças. A falta de infraestrutura e serviços também tornou a região vulnerável à violência urbana.

Como forma de contribuir para a resolução da questão, a indicação apresentada é acompanhada por um projeto básico elaborado por engenheiros voluntários. O projeto foi desenvolvido considerando as demandas das moradoras e moradores do local, a partir de reuniões originalmente realizadas no período entre 2015 e 2018 e retomadas em 2021. As intervenções indicadas devem contemplar tanto a implantação de saneamento, pavimentação, iluminação pública, paisagismo e delimitação da área, quanto a própria revitalização da lagoa, para que esta possa recuperar suas funções ambientais.

É importante lembrar que as indicações apresentadas pelas vereadoras e vereadores, embora contem com aprovação automática na Câmara, não possuem força de lei, e precisam ser acatadas pelo poder Executivo Municipal. A expectativa de Jhonatas é que, diante da relevância do tema e da pressão popular, a Prefeitura de Feira de Santana se proponha, de fato, a realizar a obra, que, afinal de contas, foi demandada pela sociedade. Seguiremos em mobilização, em defesa do meio ambiente e das nossas periferias, e lutaremos para que essa iniciativa tão importante possa sair do papel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *