Jhonatas apresentou projeto de lei que propõe criação do Dia de Enfrentamento à Violência Política em Feira de Santana, em homenagem à Marielle Franco
ASCOM Jhonatas Monteiro
O mandato do vereador Jhonatas Monteiro protocolou hoje (15), na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que que cria em Feira de Santana o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas. Marielle Franco era vereadora pelo PSOL no Rio de Janeiro, e foi assassinada em 2018 em um crime com características próprias de execução política. A apresentação do PL ocorre um dia após o crime completar três anos, sem que a Justiça tenha descoberto ainda os mandantes e as motivações.
Marielle foi uma mulher negra, LGBT, moradora da periferia e militante social por Direitos Humanos. Era também Socióloga, com mestrado em Administração Pública. Seu assassinato é considerando uma das manifestações do fenômeno entendido como violência política, que é aquela praticada no sentido de impedir ou prejudicar a participação e ocupação de espaços de poder por grupos historicamente oprimidos. Por isso a luta por justiça para Marielle Franco tem sido pautada por diferentes setores da sociedade como como uma causa voltada para o fortalecimento da própria democracia.
É válido salientar que a discriminação de gênero e raça é uma realidade marcante no Brasil, resultando numa sociedade extremamente desigual. Embora as mulheres sejam cerca de 51% da população brasileira e 52,5% do eleitorado, sua participação no Congresso equivale a apenas 15%, e a proporção de mulheres negras é de apenas 2%. Em Feira de Santana, das 21 vagas na Câmara Municipal, apenas 2 são atualmente ocupadas por mulheres. Nesse sentido, a instituição do Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas, proposta pelo Vereador, pode ser um marco para a legislação do município, como uma forma de engajar a população feirense em um debate extremamente importante para a superação das desigualdades e para a democratização da sociedade brasileira.
Leia o Projeto de lei clicando aqui.