Jhonatas se reúne com associação para discutir o atendimento às pessoas com doença falciforme em Feira de Santana

Na última segunda-feira (26), nosso mandato se reuniu com representantes da Associação Feirense de Pessoas com Doenças Falciformes (AFADFAL) para discutir as dificuldades que este público tem enfrentado nos serviços de saúde do município. Participaram pela Associação Fabrício Cabral e José Carlos Pereira. Além de Jhonatas, também representou o mandato Paloma Souza, uma das coordenadoras, e Bianca Nunes, do coletivo de Mobilização.

Na reunião, Fabrício Cabral, presidente da Associação, relatou a precariedade do atendimento de urgência e emergência a estes pacientes, sobretudo desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo ele, o atendimento e tratamento, que já eram precários, vêm deixando de ser realizados desde o ano passado e em 2021 piorou de maneira considerável. Há relatos de recusa em administrar medições, sob alegação de que os remédios disponíveis não serviriam para alívio da dor. Via de regra, os pacientes têm sido liberados sem atendimento. Há relatos também de óbitos de gestantes com anemia falciforme e de seus bebês.

A situação é ainda mais difícil devido à desativação do serviço de atendimento a pessoas com doença falciforme no Hospital Dom Pedro de Alcântara, há um ano. A Associação moveu uma ação civil pública buscando o retorno da oferta do serviço, mas o Ministério Público até então não apresentou resposta.

Diante da gravidade da situação, o mandato se comprometeu a seguir apoiando as ações da Associação, bem como acompanhar o diálogo entre esta e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com data a confirmar, no sentido de colaborar com a intermediação e com o encaminhando de soluções para os problemas relatados. Seguimos lutando pela garantia de saúde pública de qualidade para todas e todos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *