Jhonatas solicita à Secretaria de Saúde esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Vacinação

Em reunião realizada com o Secretário de Saúde do Município, protocolamos hoje (21) um requerimento solicitando esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, apresentado pela prefeitura na última terça-feira (19/01).

A análise do Plano, realizada pela equipe do nosso mandato em diálogo com profissionais e estudantes da área de saúde, identificou diversas fragilidades no documento, que comprometem a sua funcionalidade enquanto instrumento orientador da política de imunização em nosso município.

O Plano é omisso quanto a elementos básicos, como calendário de vacinação, quantidade de vacinas a serem disponibilizadas para a população e estoque de insumos, como agulhas, seringas, algodão, álcool, etc. Além disso, é vago quanto à logística de distribuição e armazenamento das doses e sobre os locais onde a vacinação será realizada. Também não há qualquer menção à possibilidade futura de aquisição de mais doses a partir de iniciativa do governo municipal, o que é bastante grave, dada a quantidade reduzida de imunizantes recebida até o momento, que não garante sequer a conclusão da primeira das quatro fases previstas no Plano. Este e outros aspectos, motivaram nosso mandato a solicitar esclarecimentos junto à Secretaria.

Lembramos que o desenvolvimento de uma vacina em tempo recorde e sua distribuição gratuita para a população configuram uma vitória da ciência e do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), bem como representam um avanço importantíssimo no combate a uma pandemia que já matou milhões de pessoas ao redor do mundo, com grave impacto também econômico e social. A imunização da população precisa, portanto, ser encarada com comprometimento e seriedade. Trata-se de salvar vidas.

Nosso mandato seguirá cumprindo seu dever de fiscalizar as ações do poder público municipal, acompanhando de perto as medidas de combate à pandemia em nosso município e intervindo para a garantia de saúde pública de qualidade para o conjunto da população feirense em sua diversidade.

Leia aqui a versão completa do requerimento.

Ascom Jhonatas Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *